Top

#SAÚDEBUCAL AFTAS: O que são e como tratá-las?

As aftas são lesões provocadas por um processo inflamatório. Elas não são tão graves e não representam riscos, mas são uma das principais causas de desconforto e de queixas relacionadas a problemas bucais.

A maior parte das aftas aparecem na língua, parte interna dos lábios e interna das bochechas, as mais comuns podem são as pequenas em formato de bolhas. Estas formações inflamatórias dolorosas podem durar entre 7 a 14 dias. O surgimento das aftas pode ser dar pela queda da imunidade, estresse, disfunções hormonais, alergias, deficiência de vitaminas e refluxo.  Cigarro, bebidas ácidas e uso de alguns medicamentos podem estar associados às aftas.

Não existe um tratamento específico ou um remédio que posso solucionar de imediato. Em casos mais complexo, onde apareça múltiplas manifestações e que duram mais que duas semanas, é necessário consultar um dentista para que ele avalie e recomende o uso de pomadas apropriadas ou outro medicamento para aliviar o desconforto.

Atenção: É importante prestar a atenção se as aftas são frequente ou apresentam um tamanho muito grande, pois pode ser um sinal de uma doença sistêmica. Diferente de uma afta por trauma (escova, lesão de piercing ou por acessórios ortodônticos).

Consulte sempre um profissional qualificado para tirar as suas dúvidas e que possa avaliar o seu caso! Cuide da sua saúde bucal
 

     #Dicas