Top

Cuidados com a saúde bucal na terceira idade

As transformações da sociedade brasileira vêm impactando na vida e saúde da população e segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro está vivendo mais. De acordo com a estimativa da BBC Brasil, o número de brasileiros acima de 65 anos deve quadruplicar até 2060. Em contrapartida, as informações preventivas para saúde bucal para pacientes acima dos 60 anos, ainda são escassas. As modificações na dentição ocorrem desde cedo e a prevenção é a melhor forma de evitar complicações futuras na arcada dentária. O mito da perda da dentição ao chegarmos na terceira idade, é evitado em boa parte com a manutenção de uma boa higiene bucal, controle periodontal (gengiva e base óssea), dentes em equilíbrio e visitas regulares ao dentista ao longo da vida. Apesar disso, mesmo com todo o cuidado, existem alguns problemas bucais que podem ser comuns nessa fase da vida. Veja alguns deles:

- Xerostomia (Boca seca):

As pessoas mais velhas se queixam com frequência deste problema, que pode ser causado pelo uso de medicamentos ou estresse. Beber muita água pode ajudar a combater o sintoma;

- Gengivite:

É um problema que afeta todas as idades, mas torna-se mais comum a partir dos 40 anos, podendo ser agravada pela má alimentação, higiene bucal inadequada, doenças sistêmicas, estresse e fumo. 

- Sensibilidade:

Os dentes ficam mais sensíveis nesta fase, é normal. Com o passar do tempo a gengiva vai se movendo para cima fazendo com que parte da raiz fique mais exposta. Esta zona descoberta causa uma sensação dolorida quando comemos determinados alimentos e ao frio. Experimentar um creme dental apropriado e se necessário cobrir a região exposta, pode ajudar com o problema.

- Migração dentária patológica:

quando houver problema periodontal que afete a base do dente/osso, os dentes podem se movimentar, pela perda de inserção. O paciente deverá ser tratado por um periodontista e em seguida reposicionar os dentes que se movimentaram por meio de aparelho ortodôntico. É muito importante realizar uma boa escovação e uso de fio dental diariamente juntamente com consultas regulares no dentista. Não existe mistério, esbanje um sorriso saudável e bonito a vida toda!

     #cuidados      #Dicas      #saúde bucal      #terceira idade