Top

Hábitos que podem prejudicar a sua saúde bucal

Aparentemente você tem uma boa rotina com a sua saúde bucal. Escova os dentes direitinho, vai no dentista e não abusa muito dos doces. A maioria dos problemas bucais pode ser prevenida seguindo esses três passos citados acima, mas no nosso dia a dia temos hábitos que parecem inofensivos, mas que podem prejudicar bastante a nossa saúde. 

Abaixo listamos alguns desses hábitos:

- Escova de dentes muito usada: Uma hora é preciso dar adeus aquela escova de dentes gasta, a média ideal é que de 4 em 4 meses você troque a sua escova. Para quem usa aparelho ortodôntico com bráquetes esse tempo pode ser ainda é mais curto.

Palitar os dentes: Pare agora de ter esse hábito depois de fazer qualquer refeição. Os palitos não são esterilizados e podem conter micro-organismo, causar lesões e machucar a gengiva. Opte sempre pelo fio dental ou escovinhas inter-dentais.

- Roer as unhas: Este hábito não faz nada bem para as suas mãos e para a sua saúde bucal. Desgasta os dentes, traz diversas germes, fungos e bactérias para a boca.

- Mastigar mais ou apenas de um lado: É bastante comum mastigar apenas ou bem mais de um lado da boca quando comemos. Esse processo pode causar um desajuste na arcada dentárias. A longo prazo pode causar um aumento na musculatura e sobrecarga na ATM (articulação têmporo-mandibular).

Prestando a atenção nesses alertas, você já pode mudar a sua rotina e cuidar mais de alguns hábitos relacionados a sua saúde e limpeza bucal, prevenindo diversos problemas. 

     #ATM      #saudebucal      #higienebucal