Top

Sensibilidade Dentária

Se você sente alguma dor ou sensação de pontada na ingestão de alguns alimentos, esses são os primeiros sinais de dentes sensíveis. A sensibilidade se dá porque os dentes não estão protegidos por uma camada dura de esmalte, ou pela gengiva saudável ao redor do dentes. Isto acaba gerando um certo desconforto com alimentos gelados ou quentes. O que protege os dentes é o esmalte, que pode estar desgastado ou danificado, e com a dentina exposta, causando dor. A dentina é composta por milhares de “tubos” que entram em contato com o nervo do dente, e quando expostos a temperaturas variáveis, disparam sinais dolorosos.

CAUSAS DA SENSIBILIDADE DENTÁRIA

Escovação Agressiva Quando a escovação é agressiva, com a mão pesada na hora da higiene bucal, faz com que a gengiva se retraia em busca de proteção, deixando a dentina sensível e o dente exposto. Dente quebrado Uma rachadura ou dente quebrado podem gerar sensibilidade na ingestão de alguns alimentos, deixando o dente exposto. Dieta ácida Frutas cítricas, refrigerante e outros alimentos ácidos alteram o pH da boca, corroendo a camada do esmalte dentário. Má Higiene Uma higiene bucal ruim e restos de comida dão brecha para bactérias e cáries, deixando o dente exposto.  

COMO PREVENIR A SENSIBILIDADE

Boa Escovação Manter uma higiene bucal regular, com escovas que facilitam a higienização, de preferência com cerdas macias e movimentos circulares. Assim, a gengiva não vai retrairá causando a exposição do dente, evitando a sensibilidade. Cremes dentais específicos Usar pastas específicas para sensibilidade dentinária, podem trazer um efeito de alívio por proteger os canalículos expostos. A ajuda do seu dentista na escolha do creme mais adequado, é fundamental! Visitas ao dentista Manter a periodicidade das consultas com o seu dentista lhe fará entender o que pode estar causando esta sensibilidade/ desgaste e, se necessário, fazer selamento/restaurações, que ajudem no alívio do desconforto.

     #Dicas      #saúde bucal      #sensibilidade dentária